Êxodo 14
O Senhor divide o Mar Vermelho
1 O Senhor disse a Moisés: 2 “Ordene aos israelitas que deem a volta e acampem em Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem ali, à beira do mar, em frente a Baal-Zefom. 3 O faraó pensará: ‘Os israelitas estão vagando perdidos, prisioneiros do deserto!’ 4 Então eu endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor”.
5 Os israelitas fizeram o que Moisés ordenou. Partiram de Refidim e acamparam em Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. 6 O faraó pensou que os israelitas estavam perdidos no deserto e disse aos seus oficiais: “Vamos atrás deles! Eles não sabem para onde estão indo e nós os pegaremos desprevenidos”.
7 Então o faraó reuniu seiscentos carros de guerra escolhidos e todos os outros carros do Egito, com seus oficiais montados neles. 8 Os egípcios seguiram os israelitas e os alcançaram no acampamento em Pi-Hairote, perto do mar.
9 Quando o faraó viu os israelitas, disse a seus oficiais: “Olhem! São os israelitas que saíram do Egito! 10 Agora é a hora de agir! Vamos atacar e derrotá-los! Não deixem que eles cheguem à terra de Canaã e conquistem a terra que nos prometeu o Senhor, nosso Deus”.
11 Os egípcios avançaram sobre os israelitas, que estavam acampados na praia do mar. 12 O faraó e seus soldados estavam na frente, e os israelitas estavam atrás, cercados pelo mar.
13 Os israelitas viram os egípcios se aproximando e ficaram apavorados. Clamaram ao Senhor e disseram a Moisés: “Por que você nos trouxe para cá para morrermos? Será que não havia lugar suficiente para nós no Egito? Por que você nos tirou daqui? 14 Será que não dissemos a você no Egito: ‘Deixe-nos em paz! Deixe-nos servir aos egípcios!’ Era melhor ser escravo no Egito do que morrer no deserto”.
15 Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo! Fiquem firmes e vejam a salvação do Senhor, que ele fará hoje por vocês. Os egípcios que vocês veem hoje, vocês nunca mais verão. 16 O Senhor lutará por vocês, e vocês só precisam ficar quietos”.
17 Então o Senhor disse a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que avancem. 18 Levante a sua vara e estenda a mão sobre o mar, para que as águas se abram e os israelitas possam atravessar em terra seca. 19 Eu endurecerei o coração dos egípcios, e eles os perseguirão. Então eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército, de seus carros de guerra e de seus cavaleiros. 20 Os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado por meio deles”.
21 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor fez o vento soprar do leste durante toda a noite. O mar se abriu, e as águas se dividiram. 22 Os israelitas atravessaram o mar em terra seca, com as águas formando uma muralha à sua direita e à sua esquerda. 23 Os egípcios os perseguiram, e todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros entraram no mar atrás deles.
24 Na vigília da manhã, o Senhor olhou para o exército egípcio do alto da coluna de fogo e de nuvem e o confundiu. 25 Ele fez as rodas dos seus carros ficarem presas, e foi difícil para eles dirigir. Então os egípcios disseram: “Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra nós”.
26 O Senhor disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar, para que as águas voltem sobre os egípcios, seus carros de guerra e seus cavaleiros”. 27 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e as águas voltaram ao seu lugar na manhã seguinte. Os egípcios fugiram, mas o Senhor os afundou no mar. 28 Assim, todas as forças do faraó, seus carros de guerra e seus cavaleiros morreram no mar Vermelho. 2